Dicas, Ajudas, Perguntas e Respostas sobre: SONO **

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas, Ajudas, Perguntas e Respostas sobre: SONO **

Mensagem por ferrg em Ter Maio 04, 2010 6:45 pm

1. Minha filha não dorme sozinha. Tenho de niná-la até pegar no sono. O que faço?

Muitos pais, quando a criança é pequena, a pegam no colo para dormir. Depois querem que ela durma no berço. Só que ela já se acostumou com o colo. Para ajudar, fique ao lado do berço na hora dela dormir, mas vá reduzindo sua presença no quarto. Com o tempo, ela vai se sentir segura e dormirá sozinha.

2. Até quando é possível ensinar um bebê a dormir sozinho?

Sempre é possível, mas quanto mais cedo, melhor. O mais indicado é deitar o bebê ainda sonolento no berço para que ele adormeça sozinho.

3. Meu filho de 8 meses só dorme no colo dos pais, se estivermos em pé e cantando..

Se acostumar-se a dormir no colo, a criança só vai adormecer assim. Quando ela tem poucos meses, os pais dão conta. O que já não é fácil com uma criança de 3 anos, por exemplo. Por isso, desde já, ensine-o a dormir sozinho, no berço.

Dormir com os pais

4. Meu filho ainda dorme comigo. Não consigo fazer diferente, por insegurança.
Resolva a culpa: ele vai passar a noite bem sem você! Se preciso, por uns dias, fique no quarto dele até ele adormecer

5. O problema não é a minha filha, sou eu! Não consigo deixá-la dormir só, é como se abandonasse meu bebê. O que eu faço?
Sua filha não vai gostar menos dos pais por ter de dormir no próprio quarto. Ao contrário, é saudável que aprenda a gostar do espaço que foi projetado para ela. Se o seu quarto for longe, uma babá eletrônica vai ajudá-la a ouvir tudo.

6. Hoje em dia, muitos pais compartilham a cama com os filhos. Isso faz bem?
A maioria dos pediatras é contra. Os argumentos são plausíveis: as crianças têm os movimentos reduzidos, os adultos podem cair por cima delas e elas tendem a ficar dependentes. Mas alguns garantem que é benéfico a todos. Você decide.

7. Nos primeiros dias de vida, é necessário que o bebê durma no quarto dos pais? Há risco de morte súbita?
Não. A síndrome da morte súbita, enfermidade sem causa específica em que o bebê morre durante o sono, não está relacionada a dormir com os pais. E recém-nascidos podem dormir em seus próprios berços. Mas deixar o bebê no quarto do casal dá mais segurança, no início. Só não é recomendado que isso ultrapasse o terceiro mês

Refluxo

8. Como fazer para que um bebê com refluxo durma bem, além da medicação e da cabeceira elevada?
As medidas que você tomou já deveriam surtir algum efeito. Converse com o pediatra e veja se pode trocar o remédio. Outra idéia é comprar uma roupa-suspensório. É como um shorts com duas alças largas, que você prende nas laterais do berço. Assim, ele não escorrega da cama com a cabeceira elevada. Fique tranqüila, o suspensório não incomoda e pode ser usado até o primeiro ano

Mamada Noturna

9. Tenho uma menina de 8 meses que acorda a cada duas horas para mamar. O que fazer para ela dormir a noite inteira?
Em geral, após os 4 meses, a criança não precisa mais mamar de madrugada. Dê o peito por volta das 23h. Da próxima vez que ela chorar, vá até o quarto e acalme-a no berço. Não se preocupe, é pouco provável que seja fome.

(Fonte: Revista Crescer)

Meninas, adorei, dei uma editada pois era muito grande! Espero que gostem e que ajude quem tem problemas com o sono.

Última edição por ferrg em Ter Maio 04, 2010 7:40 pm, editado 1 vez(es)
ferrg
Star
Star

Reputação : 22

Re: Dicas, Ajudas, Perguntas e Respostas sobre: SONO **

Mensagem por Jacqueline em Ter Maio 04, 2010 6:55 pm

Adorei amiga... Um + pra vc
Jacqueline
Star
Star

Reputação : 10

Mensagem por ferrg em Ter Maio 04, 2010 7:05 pm

Jacqueline escreveu:Adorei amiga... Um + pra vc

Que bom que gostou Jacque!
Brigada pelo +!
ferrg
Star
Star

Mensagem por reh_galvao em Ter Maio 04, 2010 7:30 pm

Super Interessante, fê..

Adorei!
reh_galvao
Super Star
Super Star

Reputação : 5

Mensagem por ferrg em Ter Maio 04, 2010 7:39 pm

10 modos de fazer seu filho dormir tranquilo (e você também)

1. Estabeleça uma rotina e a repita sempre. Isso cria um ritual que prepara o bebê para o sono.

2. No sono da tarde, deixe entrar luz pela janela. Ele precisa perceber os horários do dia. Aos poucos vai entender que quando escurece é hora de dormir.

3. Banho costuma acalmar a criança e embalar o sono. Faça um teste com seu filho. Se funcionar, mude a rotina da casa.

4. Mesmo que seu filho seja pequeno, coloque um pijama nele. A roupa ajuda a marcar a hora de ir para a cama.

5. Quanto mais perto do horário do sono, mais tranqüila deve ser a brincadeira da criança. E a movimentação da casa.

6. Coloque uma tomada de luz azul no quarto. A cor acalma a criança. Música suave também ajuda.

7. Leia um livro para ele. Mesmo que seja bem pequeno e não entenda a história. O que vale é o som e a melodia de sua voz.

8. Deixe-o dormir sozinho. Coloque-o no berço e fique por perto. Se a criança chorar, acalme-a com a sua voz. Com o tempo, diminua o tempo de permanência no quarto.

9. Não levante da cama a cada resmungo que ouvir na babá eletrônica. Deixe ele voltar a dormir sozinho, ou vai aprender que, sempre que chorar, terá sua atenção.

10. Se ele aparecer no seu quarto durante a noite, abra um espacinho... Todo dia não pode, claro, mas de vez em quando é uma delícia!
ferrg
Star
Star

Mensagem por ferrg em Ter Maio 04, 2010 7:40 pm

Insonia nos Bebes

Isso acontece quase sempre: vocês chegam com o bebê da maternidade e logo têm a sensação de que dormir agora faz parte do passado. É bem comum a criança acordar várias vezes à noite. E, quando ela completa 3 meses, a tendência é que fique mais tempo acordada durante o dia e durma melhor à noite. Mas há casos em que ela acorda a noite inteira, e é chamada de insônia do lactente.

Esse distúrbio atinge algumas crianças por volta dos 6 meses, e estima-se que em torno de 1 ano e meio o sono normalize. “Em primeiro lugar, é importante descartar qualquer doença, como cólicas por intolerância ao leite de vaca, por exemplo”, diz Rubens Reimão, neurologista do Hospital das Clínicas e presidente do departamento de Neurologia da Associação Paulista de Medicina.

Se o problema for somente a insônia, entra em cena a paciência dos pais. “Essa situação traz prejuízos tanto para a criança quanto para os pais, que ficam estressados por não conseguir dormir”, afirma Rubens. A criança, que pode acordar umas 20 vezes durante a noite, não descansa como deveria e fica mais irritada durante o dia.

Dicas para a hora da insônia da criança

- Tranqüilize seu filho. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, que os pais fiquem calmos;
- Não saia correndo para o quarto da criança. Aguarde um pouco e observe se ela não volta a adormecer;
- Se isso não acontecer, vá até o quarto dela e converse um pouco;
- Nunca tire a criança do quarto. Levá-la à sala, cantar, brincar e acender a luz, só vai fazer com que ela desperte ainda mais;
- Evite, se possível, a alimentação durante os períodos de insônia.
ferrg
Star
Star

Mensagem por Mandy em Ter Maio 04, 2010 8:20 pm

Tb dei + para vc...
adorei o topico
Mandy
Little Star
Little Star

Reputação : 0

Mensagem por ferrg em Ter Maio 04, 2010 10:20 pm

Mandy escreveu:Tb dei + para vc...
adorei o topico

Brigada minha flor =) Beijos pra Alice.
ferrg
Star
Star

Mensagem por Nath_ em Ter Maio 04, 2010 10:26 pm

Muito bom amiga!
Vou testar com a Letícia, porque ela ainda não tem rotina pra dormir.. dorme a hora que quer, e eu fico no bagaço! rs

MAISZÃO pra vc.. hahaha

Super Star

Reputação : 6

http://www.superwallace.net

Mensagem por dincaetano em Ter Maio 04, 2010 10:37 pm

Muito bom! ++++
dincaetano
Little Star
Little Star

Reputação : 1

http://primeiravezmamae.blogspot.com