Os diferentes tipos de brinquedos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os diferentes tipos de brinquedos

Mensagem por mamãePri em Ter Maio 04, 2010 1:38 pm

As cores mais adequadas


Quando o bebé nasce e nos primeiros dias de vida, ele apenas consegue ver a cara das pessoas e os objectos se estes estiverem a uma distância de cerca de vinte a trinta centímetros do seu campo de visão. Para além disso ele também, ainda não consegue distinguir os traços fisionómicos e as características das pessoas e das coisas.

Cerca de oito semanas após o nascimento, o bebé já consegue distinguir as cores, formas, tamanhos e padrões diferentes.

Por este motivo é que são concebidos brinquedos e jogos com cores muito contrastantes para ajudar o bebé a diferenciar as formas e os padrões das coisas, estimulando o seu desenvolvimento visual.

Só a partir dos quatro meses de idade é que o bebé conseguirá ver as cores tal como elas são, por isso é aconselhável guardar os brinquedos de cores suaves e dar ao bebé, especialmente se for recém nascido, brinquedos com cores contrastantes, tais como o preto, o branco e o vermelho.


Os brinquedos para o berço


O berço do bebé é muito mais do que o local onde ele dorme. É onde ele passará a maior parte do tempo enquanto não começar a gatinhar, por isso é necessário mantê-lo, para além de seguro, um local de diversão e entretenimento para o bebé.

Um berço com os brinquedos necessários e adequados à idade do bebé, proporcionará aos pais mais algum tempo de descanso. Enquanto o bebé está no berço acordado, está a brincar e, ao mesmo tempo, a desenvolver a sua capacidade visual e de coordenação, com brinquedos especialmente concebidos para o efeito.

Na hora de ir dormir, os brinquedos de berço com luzinhas a piscar e melodias suaves, podem contribuir para que o bebé se sinta mais seguro e adormeça mais depressa.

Se o bebé for recém nascido procure brinquedos para o berço que tenham cores contrastantes, tais como o preto, o branco e o vermelho.

Um urso ou qualquer outro brinquedo de pelúcia, ajudam a acalmar o bebé e pode, rapidamente, transformar-se no seu melhor amigo durante muitos anos.

A maior parte de brinquedos para o berço é amovível, podendo ser transportados nas viagens, para ajudar o bebé a adormecer em ambientes estranhos.


Os brinquedos faz-de-conta


Todas as crianças gostam de sonhar acordadas e, a maior parte delas, tem uma imaginação muito fértil.

Para as incentivar e ajudar a criar os seus pequenos mundos de brincadeira, existem o brinquedos faz de conta que lhes fornecem os adereços necessários para transportar as crianças para diversos lugares, à sua escolha.

Este tipo de brinquedos permite, além disso, à criança, brincar ao mundo dos adultos, com telefones de brincar, telemóveis, carros, estojos médicos, de cabeleireiro, etc, ou seja, proporcionam à criança a possibilidade de se imaginar a ela própria como adulta, imitando o pai ou a mãe e de desempenhar diversos papéis, consoante a sua disposição.

Estes brinquedos podem ser usados por crianças, a partir dos seis meses de idade, aumentando a sua complexidade, à medida que a criança for crescendo.

A maior parte deste brinquedos é vendido em embalagens próprias, de fácil transporte e práticos para viagens, permitindo à criança ter sempre consigo algo de familiar num ambiente que lhe é estranho.


Puzzles


É importante que a criança se sinta realizada nas suas brincadeiras, ao mesmo tempo que aprende e desenvolve importantes partes da sua anatomia.

Encontrar o lugar certo para cada peça do puzzle ajuda a desenvolver a coordenação entre os olhos e as mãos e melhora as capacidades motoras da criança.

Completar os puzzles ensina a criança sobre o seu objecto, ou seja, se o puzzle for sobre o alfabeto, a criança aprendê-lo-á muito mais depressa uma vez que já sabe quais são as letras que vêm a seguir umas das outras.

Para as crianças mais pequenas existem puzzles sobre animais, partes do corpo e alimentos e, à medida que a criança vai crescendo vão-se tornando mais complexos e morosos de completar, mas continuam a proporcionar à criança uma aprendizagem segura sobre um tema que lhe interessa.

Além disso, os puzzles podem ser encarados como uma actividade de família. Os pais começam por ajudar os filhos, entusiasmando-se com o facto de poder observar, passo a passo, o desenvolvimento e realização dos mesmos.

Até mesmo os irmãos que passam a maior parte do tempo a disputar os brinquedos são capazes de trabalharem lado a lado na construção de um puzzle.

A maior parte dos puzzles indicam a idade para a qual são adequados e o número de peças por que são constituídos.

O primeiro puzzle do seu filho terá apenas cerca de cinco ou seis peças que, normalmente, são feitas de madeira ou alguns deles imitam o pelo de animais ou o plástico.

Tenha em atenção que as crianças com idade inferior a três anos não devem brincar com puzzles constituídos por peças pequenas de cartão.

Não são brinquedos caros, duram durante muitos anos e ajudam realmente o seu filho a aprender, constituindo desafios e estabelecendo objectivos, e, muito importante nunca passam de moda.


Os brinquedos sonoros


Desde o momento que nascem que os bebés aprendem sobre o novo mundo que o rodeia através dos seus sentidos. O tacto, a audição, a visão, ainda que muito limitada e até mesmo o paladar contribuem para o desenvolvimento do cérebro.

A audição e o tacto do bebé desenvolvem-se bem mais depressa que a sua visão, o que faz dos brinquedos com texturas diferentes e agradáveis ao toque e brinquedos que emitem sons, os mais indicados para os recém nascidos.

O bebé pode apertar os brinquedos concebidos para o efeito apenas com duas ou três semanas de vida e, gostará deles desde logo.

__________________________________________



____________________________________________________
Sou dinda da gostosuuura do Gu da amiga reh
Sou dinda da princesa linda da Gabi da amiga Fe
Sou dinda do meu amorzinho João Vitor da minha irmãzinha Camilinha

mamãePri
Super Star
Super Star

Mensagens : 565
Reputação : 14
Data de inscrição : 26/04/2010
Idade : 25
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum