Temperatura basal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Temperatura basal

Mensagem por Convidad em Sab Maio 01, 2010 5:54 pm

Bom, eu engravidei usando o método da Temperatura Basal, que me ajudou a conhecer meu corpo. Aprendi muita coisa e ajudei muitas meninas do EF com tudo que ensinei. Com ele fiz amizades virtuais que gosto muito!
Com isso, vou repetir aqui um tópico que criei no EF que acredito ter ajudado treinantes tb. Espero que gostem.

Queridas Meninas Treinantes,
resolvi resumir e traduzir uma pequena parte do site Fertility Friend que muitas usam aqui para acompanhar sua TB. Espero que ajude a todas.
Que tal se todas adicionassem aqui coisas sobre TB para ficar como um tutorialzinho?? Pode ser muito útil, não acham?
Está um pouco grandinho, e olhem que nem traduzi tudo. Vou fazer aos poucos e colocando aqui, ok?
Beijocas férteis a todas!!!!

"Dicas" do Fertility Friend (www.fertilityfriend.com) traduzido e "resumido", para nos ajudar a interpretar as informações.
Fonte: http://www.fertilityfriend.com/Faqs/index.html#Charting-Methods-and-Getting-Started

Quando começar um gráfico?
Seu gráfico de TB (Temperatura Basal) deve começar o primeiro dia do seu ciclo. É o primeiro dia de fluxo (não de pequenos manchados). Se seu período chegar a noite você pode inicia-lo no dia seguinte.

Como checo meus sinais de fertilidade?
Os primeiros sinais de fertilidade são o muco cervical e sua TB. Esses são os mais comumente checados quando se está acompanhado sua fertilidae. Outros sinais que podem sinalizar seu status de fertilidade são: posição do colo do útero, kits de predição de ovulação e monitores de fertilidade. Estes são considerados sinais secundários e são úteis para cruzar os dados com os sinais primários, mas não são essenciais.

Muco cervical
É produzido pelo seu colo do útero conforme a ovulação se aproxima, devido ao aumento do estrogênio. Ele flui do colo até a vagina, onde pode ser facilmente observado. O muco varia conforme o ciclo, aumentando em quantidade e se tornando mais limpo e elástico a medida que a ovulação se aproxima. Notar e anotar essas mudanças lhe ajudarão a escolher o melhor tempo para "namorar" e reconhecer seu padrão de fertilidade.
Comumente, o muco começa depois do seu período e então se torna pegajoso, e então cremoso e depois aquoso, tornando-se "clara de ovo" quando a ovulação se aproxima. Você pode ter vários tipos de muco num só dia. Sempre grave o muco mais fértil para ter certeza que não perca o dia mais fértil potencialmente.

Como checar o muco externamente
Evite checa-lo imediatamente antes ou após a relação, pois os fluidos seminais podem atrapalhar suas observações. O melhor modo de checar seu muco é quando vai ao banheiro. Depois de usar o papel higiênico, você pode se limpar uma segunda vez e verificar se saiu algo no papel. Você também pode usar seus dedos limpos (lave a mão antes para evitar levar sujeira externa para suas partes íntimas) e também em sua calcinha.

Coisas para observar quando verificar seu muco
- Você sente sua vagina seca ou úmida?
- Tem algum fluido no papel higiênico?
- Como ele se parece?
- Que cor tem?
- Sua consistência?
- Quanto tem?
- Como ele se parece (pegajoso, etc)?
- Posso estica-lo entre meus dedos?
Se está tendo algum problema em encontrar seu muco, fazer exercícios "kegel" (tensionando e relaxando os músculos para controlar o fluxo da urina) ajuda a impulsionar o muco através da vagina e torna a observação mais fácil. (Evite fazer tais exercícios após a relação, pois isso pode expulsar o sêmen do colo, onde é justamente onde você quer que eles fiquem.
Para anotar seu muco em seu gráfico, sempre escolha aquele mais fértil, por exemplo se seu muco estiver entre cremoso e clara de ovo, sempre escolha clara de ovo.
- Seco: Sem muco; fora da vagina você se sente seca. Vc pode ver dias secos tanto antes quanto após a ovulação.
- Pegajoso: Se parece com um chiclete, grosso ou esfarelado, se quebrando facilmente ao estica-lo. Geralmente é amarelado ou branco, mas também pode ser esbranquiçado/limpo. Pode ser observado tanto antes quanto após a ovulação.
- Cremoso: Se parece com um hidratante, branco ou amarelo ou esbranquiçado/limpo, como leite ou creme, maionese ou uma solução de farinha com água. Estica-se pouco mas não muito, se quebra facilmente.
- Aquoso: Lembra água. Mas também pode esticar. É considerado fértil e pode ser seu muco mais fértil. Vc pode verifica-lo antes do muco clara de ovo ou vc não terá este muco.
- Clara de ovo: É o muco mais fértil. Pode-se estica-lo entre os dedos e é transparente, podendo ser tingido com branco ou rosado. Lembra sêmen (e tem as mesmas propriedades para permitir que o esperma sobreviva).
- Manchado: Anote-o quando encontrar manchas vermelhas ou marrons em sua calcinha ou no papel higiênico. Não requer absorvente. Vc pode percebe-lo antes ou depois da menstruação, na ovulação ou na implantação (se estiver grávida). Não inicie um novo ciclo até que obtenha fluxo normal de menstruação.

Fatores que podem influenciar na qualidade ou na quantidade de muco cervical que vc produz e pode impactar em seu gráfico. São eles:
- Medicamentos (anti-histaminicos e diuréticos)
- Medicamentos para fertilidade, como clomid (pergunte ao seu médico)
- tranqüilizante
- antibióticos
- expectorantes (pergunte ao seu médico)
- drogas (pergunte ao seu médico)
- vitaminas
- infecção vaginal ou doença sexualmente transmissível (pergunte ao seu médico)
- doença
- ovulação tardia
- ducha vaginal (não recomendado a menos que sob prescrição médica)
- sobrepeso
- resíduos seminais
- lubrificantes (não recomendado, pois podem matar o esperma)
- amamentação
- função ovariana diminuída
- quando se terminou de tomar pílulas anticoncepcionais.
Se vc notar qualquer coisa que lhe preocupe sobre seu muco (se tem cheiro ou causa desconforto, etc) avise seu médico.

Temperatura Basal
Sua TB é um sinal crítico, pois é o único sinal que lhe dirá se vc ovulou ou não. É também o único sinal que lhe ajudará a marcar quando ovulou (ou pelo menos com pouco erro). Todos os outros sinais lhe indicarão que a ovulação se aproxima. Anotar sua TB e fazer o gráfico lhe mostrará de quanto tempo é sua fase lútea, assim vc saberá quando deve fazer um teste de gravidez, quando vc pode estar grávida e se ela é suficientemente longa para permitir uma gravidez.
Após a ovulação, o corpo lúteo (o que resta do folículo quando libera o óvulo para fecundação) produz progesterona, que causa o aumento na TB que é observado quando vc a mede com um termômetro assim que acorda pela manhã.

Como fazer e gravar sua TB
É importante usar um termômetro especial para medir sua temperatura do que um termômetro para febre. Estabeleça uma rotina para anotar seus dados na mesma hora todos os dias. Dados perdidos pode atrapalhar na interpretação no gráfico.

Algumas linhas importantes para seguir quando medir sua TB
Seus dados de TB serão mais confiáveis se vc seguir estas dicas. É essencial que use sempre o mesmo termômetro e que tome sua TB assim que acordar ao amanhecer. Entende-se que às vezes é difícil seguir tais dicas, mas fazer a maioria torna o gráfico um pouco mais confiável.
1. Tome sua TB e a hora que a marcou antes de levantar ao amanhecer já que qualquer atividade pode aumenta-la.
2. Se usa Termômetro de mercúrio, abaixe-o na noite anterior.
3. Meça sua TB no mesmo horário toda manhã
4. Meça sua TB após pelo menos 3h consecutivas de sono.
5. Mantenha seu termômetro perto de sua cama, para que não se levante para pega-lo
6. Use o mesmo termômetro. Se ele se quebrar ou a bateria acabar e vc usar um novo, anote em seu gráfico.
7. Mantenha um termômetro substituto em caso de quebra do outro.
8. A temperatura pode ser medida oral ou vaginalmente, mas devem ser tomadas no mesmo lugar todos os dias do ciclo, uma vez que a temperatura de diferentes partes do corpo pode variar. A maioria das mulheres prefere tomar a temperatura oralmente e está ok, e algumas mulheres acham que medir vaginalmente tem leitura mais clara.
9. Anote sua TB o quanto antes.
10. Se usa aquecedor ou cobertor elétrico, mantenha-o no mesmo lugar durante todo o ciclo. Tome nota de seu uso.
11. Sempre que sair do padrão (levantou antes, etc) anote em seu gráfico.

Fatores que influenciam sua TB
- Febre
- Doença ou infecções (mesmo aquelas que não produzem febre)
- Resfriado e dores de garganta
- Drogas e medicações
- Álcool
- Fumo
- Estresse emocional e físico
- Excitamento
- Distúrbios de sono (insônia, sonambulismo, etc)
- Mudança na hora do despertar
- Jet lag
- Viagem
- Mudança de clima
- Uso de coberto elétrico
- Mudança da temperatura do quarto
- Descontinuidade das pílulas AC
- Amamentação

Tempos diferentes de despertar
Uma ou duas temperaturas tomadas em tempos diferentes durante seu ciclo não terão muito impacto em seu gráfico, especialmente se não estiver perto do dia da ovulação. Normalmente não há necessidade de ajustar a temperatura. Mais de duas medidas em horas diferentes, entretanto, podem afetar a interpretação de seu gráfico. Para lhe ajudar ajuste um alarme para checar sua TB todo dia no mesmo horário. Você pode tirar sua TB e voltar a dormir. Seu termômetro marcará a leitura até que vc tenha tempo de anota-la.

Despertar de madrugada
Se vc precisa se levantar a noite (ir ao banheiro, amamentar, ...), tome sua TB no horário mais próximo aquele que vc acordar geralmente e escolha a hora na qual vc tenha dormido mais tempo. Por exemplo, se seu filho acorda todo dia às 06 am, tome sua TB, mesmo que volte a dormir. Evite tomar a Tb durante a noite, mesmo que se levante sempre naquele horário. TB medidas logo pela manhã mostram um gráfico bifásico mais claro e o tempo será mais previsível.

Leituras múltiplas de temperatura
Medir a TB mais de uma vez pode causar confusão desnecessária. Recomenda-se que vc meça apenas uma vez. Se vc acordar no meio da noite ou mais cedo que o comum e sabe que voltará a dormir, resista a tentação de medir sua TB. Se medir sua TB duas vezes, escolha aquela mais próxima do seu horário tradicional. Mas so faça isso se vc não tiver certeza que voltará a dormir.

Trabalho em escala
Não é impossível medir sua TB se vc trabalha em turnos, mas será mais desafiador. Tome sua TB na mesma que acorda quando vc pode dormir por mais tempo. Seja tão consistente quanto puder. Nos seus dias de folga, meça sua TB depois de acordar, mesmo se for numa hora diferente. Anote a TB e a hora. Vc pode medir sua Tb a tarde antes de ir trabalhar se for sua hora de acordar e se for quando vc dormiu por mais tempo. Não se pode medir a Tb quando vc já está desperta e ativa.

Viagem
Se vc viajar em sua própria zona de tempo (sem mudar a hora), meça do mesmo modo que em casa. Vc pode notar uma flutuação leve se o clima for mais frio ou quente), mas não terá um grande impacto em seu gráfico. Anote quando vc viajou para poder explicar essa flutuação. Se estiver viajando para outra zona de tempo, a variação está limitada no dia da viagem e no posterior. Continue medindo como antes de viajar, usando o horário de sua casa. Recomenda-se não ajustar quaisquer TBs, mas sempre anote as circunstâncias. A menos que esteja viajando justamente na época da ovulação, vc estará apta a discernir seu padrão. Quando sua Tb é menos confiável devido tais circunstâncias, preste mais atenção aos outros sinais de fertilidade.

Horário de Verão
O efeito está restrito ao dia da mudança, geralmente, pois vc se ajusta rapidamente. Ainda, o efeito exare depende de seu próprio metabolismo. Algumas não verão mudanças, outras uma ligeira (subida ou descida). Recomenda-se medir sempre no mesmo horário, mesmo com o horario de verão. Se media as 6 am antes, meça 6 am depois.

Temperaturas Erráticas
Se suas TBs são erráticas, a primeira coisa que deve rever são as dicas de medir a TB e ter certeza que está usando um termômetro de fertilidade (ou termômetro TB ou termômetro BBT). Se estiver seguindo as dicas e ainda assim suas TBs são erráticas, a primeira coisa que deve fazer é rever seus dados para ver o que pode estar causando tal variação. Vc pode mudar de termômetro ou trocar sua bateria. Se em vários ciclos mantiver este padrão, e estiver fazendo tudo certinho, e vc não é capaz de identificar sua ovulação, vc deve conversar com seu médico.

TB constante
Se suas TBs estão sempre no mesmo nível, o culpado geralmente é o termômetro. Se estiver seguindo todas as dicas, medindo sempre no mesmo horário, sempre haverá uma flutuação. A primeira coisa que deve fazer é mudar de termômetro. Se mesmo assim, continuar o mesmo comportamento vc deve conversar com seu médico após alguns ciclos.

Usando a TB para “namorar
Na hora que há o aumento em sua TB, vc provavelmente já ovulou e pode ser tarde para ter relações com propósito de concepção. Se deve ter relações até ter certeza da ovulação, que é confirmada pela subida da temperatura. Vc pode prever sua ovulação, no entanto, baseando-se nos seus ciclos anteriores e com outros sinais de fertilidade.

Mudanças na posição e na firmeza do colo do útero
Essa observação é secundária e opcional.
Isto pode tomar alguns ciclos para notar a diferença no colo. Uma boa idéia é checar quando vc sabe que está fértil como indicado pelo muco e novamente quando não estiver fértil (como indicado pelo aquecimento durante sua fase lútea). Com esta correlação, vc sentirá mais fácil as diferenças entre tempos férteis e inférteis.
Quando a ovulação se aproxima, seu colo estará alto e mole (vc pode nota-lo aberto também). Quando não estiver fértil, ele estará baixo, firme e fechado. Se vc não se sente confortável checar seu colo ou suas mudanças, mas vc consegue observar o muco facilmente, checar o colo não é essencial.
Algumas dicas se vc decidir por este método:
1. evite uma possível infecção, sempre lavando bem as mãos antes de checar o colo.
2. cheque o colo uma vez ao dia após a menstruação. Vc só precisa checar uma vez ao dia, diferentemente do muco que precisa ser verificado varias vezes ao dia.
3. cheque seu colo no mesmo horário todo dia
4. cheque sempre na mesma posição todo dia
5. agache ou coloque um pé num apoio (vaso sanitário, por exemplo)
6. relaxe
7. insira um ou dois dedos na vagina. No fundo vc deverá sentir o colo. Se aplicar leve pressão com os dedos, notará que é mais suave, esférico e firme que os tecidos vaginais em volta.
8. sinta o colo e faça as seguintes observações:
a. está alto ou baixo?
b. suave ou firme?
c. aberto ou fechado?
d. úmido ou seco?
e. sente alguma ferida ou inchaço? (se sim, procure seu médico).
9. anote suas observações.

Mudanças do colo
1. Posição:
a. Baixo: Posição menos fértil. É fácil de alcançar e sentir o colo,
b. Médio
c. Alto: Posição mais fértil. Note que sentirá mais úmido. Será mais difícil alcança-lo.
2. Firmeza
a. Firme: Seu colo também estará mais baixo e será fácil alcança-lo.
b. Médio
c. Mole: Será mais difícil alcança-lo. É a textura mais fértil.
3. Abertura. Nem todas conseguem reconhecer. Mulheres que já tiveram filhos terão o colo ligeiramente mais aberto do que as que não tiveram.
a. Fechado
b. Médio
c. Aperto

Aparelhos e testes de fertilidade
Está aumentando o número de produtos para indicação de possível fertilidade. Eles se baseiam em mudanças em hormônios que pode ser detectados pela urina ou saliva. Quando usar um desses kits, o mais importante é ler o manual deles. Esses kits podem trazer pistas adicionais e secundarias sobre seu status de fertilidade que pode complementar suas observações a partir de dados primários. Vc pode acha-los especialmente uteis se tiver ciclos irregulares, ciclos anovulatórios, ou se acha que não sabe fazer uma leitura correta de seu muco e sua TB. Na maioria dos caso, tais kits não são essenciais, mas vc pode usar a informação para fazer análise comparativa.
(Mais informações no site, ok?)

Outros sinais de fertilidade
Dor de ovulação
Também conhecida como mittelschmertz, que significa “dor no meio”; se refere a dor que vc pode sentir próximo ao seu abdômen ou ovário na hora da ovulação. Pode não acontecer na mesma hora que o ovulo for expelido e nem todas sentem. Outras dores são comumente confundidas com esta. Vc pode anota-la mesmo que tenha dúvida. Quando estiver mais antenada com seus próprios sinais será fácil reconhecer a dor, se vc a tem. Algumas mulhers nunca notaram essa dor antes de começar a anotar suas mudanças.

Aumento no desejo sexual
Vc pode notar que seu desejo sexual é cíclico, assim como isso pode ou não ser normal para vc. Sua libido pode ser mais alta quando estiver próximo a ovulação. Outros padrões podem também ser normais para vc. Se notar esse padrão em vc, pode ser útil anota-lo.

Manchados de ovulação
Algumas mulheres notam um pequeno sangramento na hora da ovulação. É raro, mas Tb pode-se notar o muco levemente rosado ou com sangue. Se vc anota isto, entre com muco clara de ovo ou aquoso, mas nunca como manchado. Se for muito e durar mais que um dia, vc deve conversar com seu médico.

Seios macios

Seus próprios sinais

Fazendo o gráfico com SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos

SOP é uma condição hormonal que impacta na sua fertilidade. Mulheres com SOP secretam níveis maiores que os normais de andrógenos (hormônios masculinos) que podem causar cistos que se desenvolvem nos ovários (daí seu nome). Mulheres com SOP pode ter períodos irregulares, não tê-los, ciclos longos ou sangramento excessivo durante os períodos menstruais.
Fazer o gráfico de sua fertilidade quando você tem SOP pode ser desafiador, pois seus ciclos pode ser extremamente não-previsíveis. Adicionalmente, se você está sendo medicada, você pode estar tomando remédios que podem afetar seu ciclo e sinais de fertilidade.
Mesmo que fazer seu gráfico possa ser desafiador, fazer o gráfico dos seus sinais de fertilidade pode fazer uma enorme diferença em seus prospectos de gravidez desde que você esta apta a identificar mais claramente quando e se você ovulou e pode poderá estar apta a dar um tempo nas tentativas (sem se preocupar de perder a chance), uma vez que você verá no seu gráfico que a ovulação foi confirmada.
Os desafios mais freqüentes para mulheres com SOP são aqueles ciclos que são longos, com temperaturas erráticas (variam muito), e você pode observar alguns remendos de aparentemente muco cervical fértil antes que a ovulação seja confirmada. Para evitar perder a chance de conceber, recomendamos o seguinte:
- Usar múltiplos sinais (pelo menos muco cervical e temperatura) para confirmar ovulação.
- Considerar todo muco tipo clara de ovo e aquoso como possivelmente fértil.
Tenha certeza que a subida de sua temperatura é claro e estável por alguns dias antes de considerar que a ovulação passou.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Temperatura basal

Mensagem por Convidad em Sab Maio 01, 2010 5:56 pm

Como o 28dias (http://28.dias.es) não aponta automaticamente o dia da ovulação como os outros sites (Fertility Friend e Maman&co), devemos fazer nos mesmas a análise do nosso gráfico, para isso seguem algumas dicas:

Você faz a análise do gráfico no cantinho esquerdo superior (análisis de gráfico). Onde se abrirá uma nova janela:

Días Fértiles – são as linhas vermelhas verticais:
- a primeira linha que pinta o gráfico de amarelo depois, é marcada no "Último dia de la fase relativamente infértil”. Nela a gente coloca o último dia não fértil antes da ovulação. Ela deve ser marcada 4 dias antes da data que você acha que foi a ovulação. Por exemplo, para uma mulher que ovulou no 14dc, deve-se colocar neste campo 10dc (14-4=10).
- E no "Comienzo de la infertilidad post ovulación" o primeiro dia infértil após a fase fértil. É a segunda linha vertical. Ela será marcada no dia posterior à ovulação. Por exemplo, para uma mulher que ovulou no 14dc, deve-se colocar neste campo 15dc (14+1=15).

Temperatura – são as linhas vermelhas horizontais: é onde você coloca sua temperatura mais baixa e a mais alta.
- Temperatura más baja: coloca a média da sua Temperatura basal até o dia da ovulação.
- Temperatura más alta (+0.2°C) (eu já vi diferença de 0,4ºC... (nas estatísticas do 28dias pode ver que isso acontece!!)): coloca a média da sua TB após a ovulação até aproximadamente o 10º dia após a ovulação (ou simplesmente 10dpo).

Picos – se você controla o muco e o colo do útero é ai que você deve entrar - com as informações.
- Dia de cúspide de moco cervical: marque aqui o dia que você viu mais muco fértil (segundo o 28 dias, o pico de muco + 3 dias indicam o final da fase fértil...)
- Dia de cúspide de cuello de útero: marque aqui o dia que o colo do útero estiver mais fundo, aberto e macio ao toque. (segundo o 28 dias, o pico do colo + 3 dias indicam o final da fase fértil...)

Fase lútea – está relacionado com a subida da progesterona. O primeiro dia de subida da temperatura é o primeiro dia da fase lútea. Por exemplo, para uma mulher que ovulou no 14dc, deve-se colocar neste campo 15dc (14+1=15).

Ovulación – a ovulação só dá para saber com ultrassom, mas a gente tem colocado um dia antes da fase lútea. Vai aparecer uma linha azul. Ela deve ser marcada no último dia de temperatura basal baixa antes da grande subida.

Incremento de temperatura – para te ajudar a interpretar seu gráfico. Elas não se sobrepõem. E não devem ser intercaladas ou no começo do ciclo...
- Temperaturas más altas (introducir los días del ciclo), as caixinhas vão de 1 a 4, nelas coloque os dias de temperatura mais altas, logo após a ovulação! Por exemplo, para uma mulher que ovulou no 14dc, deve-se colocar nessas caixinhas 15 / 16 / 17 / 18
- Las últimas seis temperaturas antes de la subida de la temperatura (introducir los días del ciclo), as caixinhas vão de 1 a 6, nelas coloque os dias de temperatura mais baixas, antes da ovulação! Elas vão de ordem decrescente como se fizesse uma contagem regressiva. Por exemplo, para uma mulher que ovulou no 14dc, deve-se colocar nessas caixinhas 9 / 10/ 11 / 12 / 13 / 14.

estadisticas– coloque qto tempo dura sua menstruação, o dia do primeiro sintoma de muco e o dia que o muco "clara de ovo" (muito fértil) apareceu.

Clique em “Guardar câmbios” e aguarde o gráfico recarregar."



Para liberar que seu gráfico seja visto por outras pessoas, vá na página onde vc coloca as temperaturas do ciclo atual, no canto superior esquerdo tem "Compartir Gráfico" -> escolher "Acceden todos los usuarios de Internet". Se não quiser que os outros vejam quando vc namorou, clica em "Impedir la visión de las relaciones(coitos)". Clica em "guardar cambios" e espera a página carregar. Depois, em cima do gráfico, numa caixinha rosa bebê, ficará o link para vc disponibilizar para seus amigos ou quem quer q vc queira que veja seu gráfico.

Para adicionar uma pessoa em seu grupo de amigos no 28dias, clica na home da pessoa (algo como 28dias.es/logindaguria) e entra em “Añade como amigos”, o sistema vai mandar uma mensagem para ela te aceitar.

Para aceitar alguém como amiga no 28dias, clica em “Mensajes (X) (vai ter um número no lugar de X se tiver mensagens novas), clica na mensagem nova que estará destacada com cor diferente e você terá uma mensagem padrão do tipo:
“seulogin, fulana quiere añadirte en su lista de amigos. Si estas de acuerdo haz click en – ACEPTO . Si quieres añadir a fulana como amiga, ella podra ver tus gráficos (compatidos con amigos) y perfil.”
Clique em “Acepto” e pronto. Você tem mais uma amiga!!!

Para excluir uma amiga no 28dias clica na home da pessoa (algo como 28dias.es/logindaguria) e entra em “Borra amigo”, o sistema vai mandar uma mensagem para ela avisando-a da exclusão.

Para mandar uma mensagem particular para uma pessoa no 28dias clica na home da pessoa (algo como 28dias.es/logindaguria) e entra em “Escribeme”, vai abrir uma nova página e vc poderá mandar uma nova mensagem.

Para editar um ciclo no 28dias, vá em “Editar ciclo”:
- Comienzo del ciclo: É o dia que veio o fluxo mesmo. Os pingados e manchados tipo borra de café devem ser colocados no ciclo anterior.
- Duración del ciclo: Pode-se editar este campo a qualquer momento, adicionando ou retirando o número de dias.
- Nombre de ciclo: O nome que vc quer dar ao seu ciclo deve ser colocado aqui.
- Compartir gráficos: vc pode determinar entre 4 opções:
1) Accedo únicamente yo – somente vc verá
2) Acceden mis amigos y yo – somente vc e suas amigas do 28dias verão
3) Acceden todos los usuários – Todas as usuárias do 28dias poderão ver
4) Acceden todos los usuarios de Internet – Todos da internet poderão ver
- Toma de la temperatura: vc marca onde vc mede sua TB (Oral, vaginal ou retal)
- Tipos de termómetros: (escrever qual tipo de termômetro vc usa – mercúrio, digital, BBT)
- Interpretación del método: se vc usa algum método específico marque-o aqui, mas isso não influencia em nada...
- Categoría: Vc escolhe a categoria que seu atual gráfico se encaixa:
1) estoy posponiendo la concepción – vc está adiando sua decisão de ter um bebe
2) estoy intentado concebir – aqui temos um erro do 28 dias, tem duas categorias igual (2 e 3), mas vendo o código-fonte vi que o 2º quer dizer que vc está realmente tentando conceber um bebe.
3) estoy intentado concebir – igual opção 2, mas é um erro de tradução. Pelo código fonte vi que quer dizer que vc não está tentando um bebe.
4) aun no estoy segura – vc ainda não está certa da decisão.
5) me siento feliz – vc se sente feliz!!!
6) estoy embarazada – vc está grávida! Parabéns!!
7) acabo de tener un bebe – vc acabou de ter um bebe! Parabéns!
8 ) justo despúes del parto – Logo após do parto! Parabéns!
9) sin relaciones, solo observación – Só estou observando meu corpo.
10) despues de un aborto – Depois de um aborto
11) en espera de adopción – A espera de adoção
- Omitir de estadisticas: marque esta opção se quiser que este ciclo não seja incluído em suas estatísticas.

Clique em “Guardar câmbios” para salvar todas suas alterações!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Temperatura basal

Mensagem por Convidad em Sab Maio 01, 2010 5:57 pm

Mais um pouquinho de tradução das partes que achei mais interessante e menos repetitivas:

Tudo sobre ovulação

O que é ovulação
É a liberação de um óvulo maduro dos folículos ovarianos. A cada ciclo menstrual, alguns folículos começam a amadurecer e a se desenvolver sobre a influência de hormônios pituitários. Geralmente um só folículo se desenvolve completamente. Enquanto outros retrocedem, este folículo dominante produz um óvulo que será liberado e que poderá ser fertilizado. O folículo crescente secreta quantidades crescentes de estrogênio. Seguindo o pico de produção de estrogênio, há o pico de hormônio luteinizante (LH) (que formam corpos lúteos). Com esse pico há a liberação do óvulo do folículo. Isso é a ovulação.

Após a ovulação
Uma vez expulso, o óvulo cai nas tubas de falópio e começa a viajar até o útero. Nas tubas é onde ocorrerá a fertilização. O folículo que liberou o óvulo torna-se o corpo lúteo após a ovulação e começa a secretar o hormônio de indução de aquecimento, a progesterona.
A expectativa de vida do óvulo é de apenas 12-24 horas, talvez até menos. A fertilização deve ocorrer neste curto espaço de tempo. Após esse tempo, o óvulo começa a se degenerar e não será mais capaz de ser fertilizado. Isso parece ser uma pequena janela para concepção. Mas o esperma depositado antes da ovulação sobrevive no aparelho reprodutivo feminino por alguns dias. Assim, alguns dias antes da ovulação são considerados dias férteis.

Ovulação e Ciclos
A ovulação é o evento que define as fases do ciclo menstrual. A fase antes da ovulação, quando os folículos estão se desenvolvendo, é conhecida como "fase folicular". A fase após a ovulação é conhecida como "fase lútea". O tamanho da fase folicular pode variar, mas o tamanho da fase lútea geralmente é constante para a mesma mulher, durante de 10 a 16 dias. Quando os ciclos são irregulares, é devido a ovulação ter ocorrido mais cedo ou mais tarde que o comum. Sabendo quando ocorre a ovulação permite que vc veja se a relação que teve foi em tempo hábil para uma possível concepção e permite que determine seu período de fase lútea. Conhecer tal período lhe ajuda a determinar quando fazer o teste de gravidez.
O gráfico do site do FF: http://www.fertilityfriend.com/Faqs/cycle_phases.gif , ilustra as fases do ciclos com a ovulação indicada pela linha vermelha vertical.

Quando a ovulação acontece?
A ovulação acontece, em média, duas semanas antes de sua próxima menstruação, que pode ser entre 10 a 16 dias antes, dependendo do tamanho se sua fase lútea. Durante um ciclo "médio" de 28 dias, espera-se que a ovulação ocorra entre os dias 13 e 15 do ciclo. Baseado neste guia, muitas mulheres podem esperar ovular no dia 14. Muitas mulheres, no entanto, não tem ciclos regulares e ainda existem aquelas que vêem seu ciclo variar algumas vezes.
Um ciclo menstrual típico pode ter entre 21 e 35 duas de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (American SOciety for Reproductive Medicine). Algumas mulherres podem ter ciclos menores ou maiores que este. Ovulação, então, poderá acontecer muito antes ou depois do que os guias geralmente sugerem. Por exemplo, a ovulação pode ocorrer no 23º dia do ciclo que dura 35 dias para uma mulher com fase lútea de 12 dias, enquanto que pode ocorrer no10º dia do ciclo que dure 24 dias com uma fase lútea de 14 dias. A variação entre mulheres e entre ciclos significa que não há uma fórmula matemática simples para calcular sua ovulação. Entretanto, é possível aprender a identificar sua própria data de ovulação e sinais férteis quando vc se auto-examina.

Detectando a ovulação
Sua data de ovulação e seu pico de fertilidade podem ser detectados pelo seu gráfico de sinais férteis. Isso acontece pois seu corpo produz sinais que podem lhe alertar quando a ovulação está se aproximando e quando ela já se foi. Os sinais que indicam se os níveis de estrogênio estão altos e que a ovulação está se aproximando (e a fertilidade está alta) incluem observar o aumento da elasticidade do muco e observar um colo do útero alto, mole e aberto. Aparelhos comerciais de predição de ovulação e monitores de fertilidade pode lhe indicar quando ela se aproxima medindo a presença de estrogênio ou de hormônio luteinizante na urina ou saliva. Fazer seu gráfico de TB permite que vc aponte o dia da ovulação, e lhe mostra se a ovulação passou pois a progesterona eleva a TB.
O gráfico do site do FF (http://www.fertilityfriend.com/Faqs/ovulation_chart.gif ) ilustra como observar seus sinais de fertilidade, que mostram quando vc está fértil, quando ovulou, e quando esperar para fazer um teste de gravidez.

Quais são os sinais mais importantes de fertilidade?
Seus sinais podem lhe dizer o que está acontecendo com seu corpo. Cada um relaciona-se a um hormônio diferente e eles que comandam seu ciclo. Sinais que mostram que o estrogênio esta aumentando é importante para ajudar a planejar o dia do "namoro" durante seu período fértil, pois como vc estará mais fértil nos dias que precedem a ovulação, quando o folículo está madurando. O folículo produz estrogênio enquanto amadurece. Sinais que mostram que seu estrogênio esta aumentando:
- Muco cervical (aquoso, escorregadio, clara de ovo)
- Posição do colo do útero (alto, mole, aberto)
- Samambaias em microscópios de saliva (como o Ovatel)
- Uma alta leitura no seu monitor de fertilidade
Este último indica que seu hormônio luteinizante está aumentando e que vc provavelmente ovulará nas próximas 12 ou 48 horas. Estes aparelhos te ajudarão a saber quando "namorar", mas nenhum indicará quando ovulou ou se ovulou. Eles são importantes para lhe ajudar a namorar na hora certa e para correlacionar com sua temperatura para ter uma análise melhor.
Sua TB relaciona-se com a progesterona, que é liberada pelo corpo lúteo após a ovulação, causando o aumento da temperatura, e está presente apenas após a ovulação. Quando vc ver seu patamar de Tb aumentar, vc sabe que ovulou no dia anterior. A TB não é útil para lhe ajudar a escolher o melhor dia para namorar, uma vez que é tarde demais quando vc vê seu aumento, mas é boa para lhe apontar o dia da ovulação.
Outros sinais podem ocorrer com ou sem a ovulação, mas apenas seu gráfico mostrar um padrão bifásico quando ovular.

Quais são os benefícios de se medir a TB? Fazer o gráfico me ajudar a engravidar?
Fazer o gráfico pode lhe ajudar a identificar seu período mais fértil, apontar quando e se ovulou e pode lhe ajudar a identificar se vc tem problemas de fertilidade que requerer atenção junto ao seu médico.

Que tipo de termômetro devo usar?
É importante que use um termômetro basal (eu sinceramente não achei!!) para ter um gráfico mais preciso. Se seu gráfico estiver obscuro ou incomum, vc não quer saber se é culpa ou não do termômetro. Um termômetro de febre, até mesmo um digital, geralmente não lhe dará a sensibilidade e precisão que vc necessita para fazer seu gráfico. (Eu sinceramente uso um de febre mesmo e ele tem funcionado...).
O termômetro deve conter as palavras BBT, Basal ou Fertilidade em sua embalagem. Vc pode encontra-lo nas melhores farmácias e drogarias.

Como tomar minha TB?
Algumas dicas para seguir para ter a melhor interpretação de sua TB:
1. Tome sua TB assim que acordar, antes mesmo de fazer qualquer coisa.
2. Meça sua TB no mesmo horário todas as manhãs, ou o mais perto possível do mesmo horário. Anote a hora.
3. Meça a TB após algumas horas de sono.
4. Tome sua TB usando um termômetro de fertilidade.
5. Anote seus dados em seu gráfico o quanto antes para não esquecer.

"Eu meço minha TB quando acordo na primeira vez a noite e então novamente no meu horário de levantar normalmente. Qual TB devo usar?

Geralmente, vc deve usar a TB medida no horário habitual. Se vc se levantar a noite, por qualquer razão, e vc sabe que vai voltar a dormir e acordar em seu horário habitual, resista a tentação de medir sua TB. Medir a TB mais de uma vez pode trazer confusão e fará vc perder seu sono.
Se vc não está certa que voltará a dormir, pode medir a TB, mas somente a use em seu gráfico se não conseguir dormir. Sempre anote qualquer circunstância especial em seu gráfico para que se lembre das condições que podem afetar seu gráfico.
Se vc se conheceu através de vários ciclos, vc fará uma leitura mais certa depois do seu maior tempo em repouso, melhor que pela tomada de temperatura na mesma hora (quando não é possível faze-lo, como num final de semana), então vc pode usar a TB que fez depois de seu maior período dormindo. Com o tempo (se necessário) vc aprenderá o modo que sua TB reage a mudanças em andar e levantar."

Devo descartar uma TB tomada em circunstâncias incomuns?
Na maioria dos casos, vc não deve descartar temperaturas, mesmo que ela não foi tomada na melhor das circunstâncias. É melhor que vc inclua a TB e faça uma anotação neste dia. Se uma Tb não é precisa e para ter uma análise razoável, então vc poderá descarta-la, mas sempre peça suporte para faze-lo. Nunca descarte uma TB apenas para arrumar seu gráfico do modo que vc acha que deve.

Sempre há uma descida no dia da ovulação?
Não. Muitas pessoas podem ver uma descida, mas muitas não. A descida não confirma ovulação. O mais importante é verificar a subida que é a resposta do corpo à progesterona, que só é liberada após a ovulação. Se vc for sortuda suficiente para ver uma descida lhe avisando da ovulação, tome vantagem e namore nesse dia.

Posso ficar grávida se namorar no dia da subida da TB?
Quando a TB subir, geralmente é tarde para a concepção naquele ciclo. A ovulação ocorre no dia anterior da subida. Os melhores dias para namorar são os dias que antecedem tal subida. Uma simples subida não indica que ovulou. Vc precisa ver uma subida estável nos demais dias para confirmar a ovulação. Não pare de namorar até que confirme que a temperatura se manteve elevada.

Posso ver em meu gráfico se eu estou grávida? Há sinais de implantação ou de gravidez nele?
Infelizmente, não há certeza apenas olhando um gráfico antes de fazer um teste de gravidez. Sinais de implantação ou possível gravidez, entretanto, (manchado, um segundo patamar de TB elevado, ou uma queda de TB entre 7 e 10 dias após a ovulação) pode acontecer com ou sem concepção e implantação.
De fato, todos os padrões frequentemente ocorrem em gráficos não-grávidos. Esses sinais não são confiáveis para detecção de gravidez, mas podem dar algumas pistas.
Sinais de implantação e gravidez são considerados sinais "em retrospecto". Ele são algo que vc pode especular uma vez que sabe que está grávida, mas vc nunca poderá ter certeza que estão relacionados com implantação ou gravidez.
Os melhores sinais vistos nos gráficos que vc deve ver quando acha que está grávida são: clara subida do patamar da TB, relação na hora certa (dias antes da ovulação) e temperaturas que se mantêm altas após sua fase lútea.

Quando a implantação ocorre? Posso ver os sinais em meu gráfico?
Se a concepção ocorreu, a implantação (quando o óvulo fertilizado se prende a parede uterina) geralmente ocorre entre 7 e 10 dias após a ovulação, mas pode ocorrer poucos dias antes ou depois.
Existem alguns sinais de implantação ou concepção com sucesso que podem ser vistos em seu gráfico, mas todos podem ocorrer com ou sem gravidez. Vc pode estar grávida e não ver nenhum desses sinais. Não há meio de saber se estão relacionados a implantação enquanto eles acontecem, mesmo que ocorrem em sua maioria em gráficos grávidos. Alguns possíveis sinais são:
- Manchado que ocorre por um breve período entre 7 e 10 dias após a ovulação
- Um segundo patamar de temperaturas altas entre 7 e 10 dias após a ovulação
- Uma queda de TB que dura um dia entre 7 e 10 dias após a ovulação
Enquanto esse sinais podem fornecer pistas se vc tem maiores chances de gravidez, eles não são confiáveis para se ter certeza. Vc pode ter esses sinais estando ou não grávida, assim como nenhum pode aparecer. Sempre lembre-se disso quando estiver examinando seu gráfico enquanto espera o dia certo para fazer um teste de gravidez.
Enquanto isso, vc pode ser otimista, mas cautelosa, se vir estes sinais (se teve relações no dia certo), mas não há meio de saber da gravidez antes de fazer um teste confiável. Da mesma forma, se vc não vir estes ninais (e teve relações nos dias férteis) não desanime até que o ciclo acabe! Muitas mulheres não vêem sinais de implantação!

Manchados na época assumida da implantação significa que ela ocorreu e que estou grávida?
Não. Manchados pode ocorrer sem significar que está grávida. Este manchado pode ser um sinal promissor quando vc espera que esteja grávida, no entanto, manchados inexplicáveis ou sangramentos no meio do ciclo devem sempre ser reportados ao seu médico.

O que causa a queda da TB no dia da implantação?
O termo "queda de implantação" é usado geralmente para se referir a queda na fase lútea que ocorre por volta da época da implantação (7-10 dias após a ovulação). Enquanto este padrão não resulta em gravidez, este termo é comumente usado na época da queda, pois este padrão aparece mais em gráficos grávidos que não grávidos. Existem dois fatores que podem ajudar a explicar porque esse fenômeno ocorre mais em gráficos grávidos:
1. O corpo lúteo normalmente tem seu pico de produção de progesterona e então começa a reduzir no meio da fase lútea. Em ciclos de concepção, é resgatado quando o embrião se fixa e então continua a produzir progesterona até que a placenta possa assumir a produção desse hormônio.
2. Estrogênio, em oposição à progesterona, tem um efeito de baixar a temperatura. Um segundo pico de estrogênio no meio da fase lútea pode causar a queda da temperatura nessa época. Isso pode explicar porque isso também ocorre em gráficos não grávidos. Níveis de estrogênio no meio da fase lútea, entretanto, podem ser encontrados mais em ciclos de concepção do que em os de não concepção, e isto pode contribuir também a maior freqüência desse padrão em gráficos grávidos.
Quando vir esta queda, no entanto, não necessariamente significa que engravidou. Da mesma forma que vc pode não ver este padrão se engravidar.

Como muco devo ver durante o início da gravidez? Posso dizer que estou grávida pelo muco?
Observar o muco após a ovulação não fornece quaisquer pistas sobre estar ou não grávida. Mesmo que esteja grávida ou não, o muco tende a ficar com características de "não fértil" nas duas semanas após a ovulação.

Como o colo do útero deve ser durante o início da gravidez? Posso dizer que estou grávida pela sua posição?
Observar o colo após a ovulação não fornece quaisquer pistas sobre estar ou não grávida. Mesmo que esteja grávida ou não, o colo tende a ficar com características de "não fértil" nas duas semanas após a ovulação.

Padrão trifásico do gráfico: análise estatística

Quando estiver fazendo seu gráfico com fins de gravidez, a interesse especial em identificar os primeiros sinais de gravidez que podem indicar ou não um aumento da probabilidade de gravidez num dado ciclo. Há especulação e algumas evidências que sugerem a relação entre um gráfico trifásico e a maior probabilidade de gravidez, mas até agora, nenhuma análise estatística em grande escala foi feita para determinar se este é o caso.
O objetivo do estudo é determinar se esse padrão ocorre ou não mais frequentemente em gráficos grávidos que os não-grávidos.
Para o propósito do estudo, um padrão trifásico é definido como um terceiro nível mantido de maiores temperaturas começando a partir do 7 dia após a subida da TB da ovulação.

Veja o gráfico de exemplo no site do FF: http://www.fertilityfriend.com/Faqs/triphasic.png

Eles consideraram 149.781 gráficos recentes do FF. Para cada um foi considerado:
1. O dia da ovulação
2. Se o padrão trifásico foi detectado
3. Qual dia ocorreu o padrão trifásico
4. Resultados de gravidez
Não foram considerados gráficos que não tiveram relações no período fértil. Ou seja, todos os gráficos tinham chances de gravidez.
Eles mediram a freqüência da ocorrência do padrão trifásico nas amostras deles e tiveram como resultado:
- 12,46% apresentaram padrão trifásico
- 4,47% desses gráficos eram não-grávidos
- O padrão ocorreu 9 dias após a ovulação

Discussão:
Os resultados mostram que o padrão trifásico ocorre mais frequentemente em gráficos grávidos. Especialmente interessantes são os seguintes resultados:
1. A magnitude da diferença é significativa. Este padrão é 179% mais freqüente em gráficos grávidos.
2. O momento do ciclo que este padrão tende a ocorrer é o 9 dias após a ovulação. Esta é a janela para a implantação.
3. Ainda que o padrão ocorra mais em gráficos grávidos, a maioria não mostra este comportamento. Enquanto que é um bom sinal quando se espera uma gravidez, vc não deve esperar ter este sinal para estar grávida.
4. Ver este padrão não garante ou confirma a gravidez. Enquanto a probabilidade de gravidez é aumentada significativamente quando se vê este padrão, ele também ocorre em gráficos não-grávidos e pode não confirmar a gravidez antes de um teste confiável.

O que causa esse padrão não é sabido. A possibilidade mais provável é que o aumento da progesterona na gravidez possa causar isto.

Quanto tempo o esperma sobrevive no muco cervical?
O maior tempo que o esperma pode sobrevive no muco fértil (clara de ovo) são cinco dias. Todas as gravidezes podem ser atribuídas a relações que ocorreram dentro de 5 dias antes e no dia da ovulação.
O esperma, entretanto, geralmente não vive todo esse tempo, mesmo neste tipo de muco. A expectativa de vida é de 2 a 3 dias, mesmo no muco mais fertil e menos no muco menos fértil.
Para maximizar as chances de concepção, namore até que a ovulação seja confirmada pela subida clara e a manutenção das altas temperaturas, pois quanto mais próximo ao dia da ovulação mais chances o namoro poderá lhe engravidar.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Temperatura basal

Mensagem por boneka em Dom Maio 02, 2010 11:02 pm

Poxaa amiga muito obrigada pela matéria, com certeza vai ajudar muito muito...
++ pra vc!!
bjuus :**
avatar
boneka
Membro novo
Membro novo

Mensagens : 22
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/04/2010
Idade : 28
Localização : Araras-SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Temperatura basal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum