Duvidas sobre a placenta (grau de maturidade, etc...)551

Duvidas sobre a placenta (grau de maturidade, etc...)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvidas sobre a placenta (grau de maturidade, etc...)

Mensagem por talita em Ter Abr 27, 2010 9:28 pm

O que é a placenta e qual é sua função?

A placenta é um órgão que existe somente durante a gestação e tem a função de manter a gestação e garantir o desenvolvimento normal do feto. Sua formação se inicia a partir do momento em que o ovo (óvulo fecundado) se implanta na cavidade uterina e continua se desenvolvendo até o momento do nascimento da criança. Quando madura, a placenta é um disco com aproximadamente 20 cm de diâmetro e 2 cm de espessura com aparência de carne vermelho escura. Ela tem uma face materna que fica aderida ao útero e uma face fetal de onde emerge o cordão umbilical. É dentro da placenta que a circulação fetal se aproxima da circulação materna; porém, não existe um contato direto entre o sangue materno e fetal. Neste espaço ocorrem muitas trocas, no sangue materno temos oxigênio e nutrientes (glicose, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, água, eletrólitos) que se destinam à nutrição fetal. O feto utiliza tais nutrientes e os seus  dejetos (CO2, uréia, acido úrico, bilirrubina) são também eliminados através da placenta.
Além de nutrir, a placenta tem a função de proteger o feto, pois também transporta anticorpos que são as células de defesa. A placenta funciona como um filtro, uma barreira, mesmo assim algumas substâncias nocivas podem ultrapassá-la, como medicamentos, vírus e bactérias que podem prejudicar o desenvolvimento fetal.

É verdade que tudo que eu como e bebo passa para o bebê, inclusive com gosto?
Tudo que ingerimos e inalamos é transformado e depois chega ao feto, mas o sabor dos alimentos não chega até ele. Alguns estudos, porém, sugerem que a preferência alimentar da criança após o nascimento está relacionada ao tipo de alimentação que a mãe teve durante a gestação.

Como a placenta protege o bebê da mãe que fuma? Quais os efeitos do cigarro na placenta?
A placenta é um filtro, porém as substâncias químicas presentes no tabaco acabam ultrapassando esta barreira e alcançando o feto. A placenta pode envelhecer precocemente devido ao uso do tabaco. A mãe tabagista em geral têm bebês de baixo peso, pois cada vez que traga o cigarro sua circulação sofre uma vasoconstricção o que diminui o fluxo sanguíneo placentário e como conseqüência diminui o aporte de oxigênio e nutrientes para o feto.

O que é placenta prévia e o que predispõe o seu aparecimento?
É quando a placenta se implanta cobrindo o orifício do colo do útero parcial ou totalmente. Os fatores que predispõe seu aparecimento são:
Idade materna avançada
Grande número de filhos
Cirurgia uterina anterior (cesariana, miomectomia...)
Tabagismo

Como se diagnostica a placenta prévia (PP)?
Atualmente, na era do ultra-som, a maioria das mulheres realiza este exame no início da gestação onde a localização placentária pode ser visualizada. Porém, o diagnostico de PP no segundo trimestre da gestação deve ser confirmado. No segundo trimestre 5% das gestantes têm este diagnostico, mas apenas 0,3% continuam como PP até a gestação de termo. Isso ocorre porque o corpo do útero cresce no decorrer da gestação e a placenta que está inserida ali sobe junto com ele se afastando do colo do útero. A placenta prévia é indicação formal de cesariana?
Em alguns casos, como na PP que recobre todo o colo uterino a cesareana se faz necessária, porém naquelas que estão marginais ao colo uterino o parto normal pode ser tentado, sempre tomando cuidado com a vitalidade fetal e materna.

O que é placenta acreta?
A placenta acreta é aquela que se fixa profundamente na parede uterina, ultrapassando o limite normal de fixação. Quando ela alcança o músculo uterino se increta, quando ultrapassa a parede uterina invadindo outros órgãos se chama percreta. O problema deste tipo de placentação é que após o parto a placenta não descola levando a um grande sangramento e em alguns casos pode ser necesária a histerectomia. Outra complicações são a ruptura uterina e a inversão uterina.

O que é placenta envelhecida? Como isso pode afetar a saúde do meu bebê e como evitar?
A placenta vai amadurecendo com o decorrer da gestação. À medida que a gestação progride a placenta sofre um determinado grau de calcificação que é classificado em grau I, II e III. A placenta envelhecida é placenta grau III, porém numa gestação de termo é esperado encontrar este grau de amadurecimento placentário. Se a placenta está de grau III no último mês de gestação não há com o que se preocupar, é fisiológico. Pode-se esperar o parto vaginal sem preocupações se este for o único achado no exame de ultra-som. O envelhecimento precoce da placenta está relacionado ao tabagismo, hipertensão arterial ou algumas infecções congênitas.

Como a placenta sai após o parto? Quanto tempo é normal esperar? O que o médico pode fazer caso isso demore muito?
Depois do nascimento do bebê a placenta se desprende do útero com ajuda de mais algumas contrações e sai espontaneamente pela vagina. Quando ela está descendo pelo canal de parto a gestante sentirá uma dor, porém muito mais suave do que para a expulsão do feto. Este processo demora de um modo geral de 5 a 10 minutos, porém podemos esperar até 30 minutos sem nenhum problema. Caso ela não saia neste período podemos realizar massagens no fundo do útero para ajudá-la descolar. Se ainda assim ela não sair, o que é muito raro, pode-se administrar ocitocina por via intramuscular ou no próprio cordão umbilical. Quando ela permanece colada o próximo passo é a curagem, que significa retirar a placenta manualmente, porém para isso a anestesia se faz necessária.

Fonte: ONG Amigas do Parto.

Esse artigo foi muito esclarecedor p mim , espero q gostem!!

bjus meninas!!!

talita
Pop Star
Pop Star

Mensagens: 285
Reputação: 12
Data de inscrição: 24/04/2010
Idade: 29
Localização: Recife

http://eduardomylittleangel.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas sobre a placenta (grau de maturidade, etc...)

Mensagem por camilabila em Qui Abr 29, 2010 9:31 am

nota 10 querida
bjo

camilabila
Star
Star

Mensagens: 175
Reputação: 3
Data de inscrição: 26/04/2010
Idade: 26
Localização: Ubá - MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum